Mercado

Leilão público venderá 170 milhões de litros de biodiesel

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizará, no dia 30 de março, o segundo Leilão Público de Biodiesel. A quantidade de biodiesel que será oferecida aos produtores e importadores de diesel será de 170 milhões de litros. O segundo leilão dá continuidade à política de incremento da participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional, à atração de investimentos para a produção de biodiesel em bases econômicas, sociais e ambientais. O objetivo dos leilões é garantir aos produtores de biodiesel e aos agricultores, especialmente os que praticam agricultura familiar, um mercado para a venda de sua produção, criando empregos e aumentando a inserção social no campo. Com a produção de biodiesel, o governo espera beneficiar cerca de 150 mil famílias.

A previsão é de que até dezembro de 2007 sejam adquiridos 800 milhões de litros de biodiesel. A partir de 2008, a adição de 2% de biodiesel ao diesel derivado de petróleo, hoje facultativa, passará a ser obrigatória em todo o país.

Atualmente encontram-se autorizadas pela ANP oito plantas de produção de biodiesel e existem mais oito unidades com pedido de autorização em análise na Superintendência de Refino de Petróleo.

Banner Evento Mobile