Mercado

Koblitz destaca geração de energia com uso de fontes alternativas na fersucro

De 2 a 5 de agosto acontece, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, a 2ª Feira Regional Sucroalcooleira (Fersucro). O evento será realizado paralelamente ao XXII Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, que este ano terá como tema principal “Cana-de-Açúcar e o Protocolo de Kyoto”.

Especializada no fornecimento de sistemas integrados de energia, a Koblitz será uma das participantes da Fersucro. A empresa, com 30 anos de mercado, apresentará no stand 13 vários projetos que tem executado através da utilização de fontes alternativas, principalmente com o uso do bagaço de cana-de-açúcar para co-gerar energia.

Com a produção desse tipo de energia, a Koblitz ajuda a eliminar impactos causados ao meio ambiente, conseguindo reaproveitar matérias-primas que, muitas vezes, são armazenadas como entulho nas indústrias, sem ter uma destinação correta. Além disso, através da co-geração, a empresa oferece às indústrias e investidores a oportunidade de gerar sua própria energia e, ainda, de lucrar com a venda do excedente.

As fontes utilizadas com maior freqüência pela empresa são: biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz e resíduo de madeira, casca de castanha de caju), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), eólica, solar, lixo urbano, gás de alto-forno e gás natural em co-geração. Durante seus primeiros anos de funcionamento, a Koblitz esteve voltada para os projetos no setor sucroalcooleiro do Nordeste, através do fornecimento de painéis elétricos, de subestações, além de instalações e automações industriais.

Com cerca de 300 funcionários, a companhia possui duas unidades: no Recife (PE) e em Piracicaba (SP), que juntas atendem a clientes em todo o Brasil e, ainda, em outros países do mundo, como Nigéria, Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Cuba e Colômbia. Até 2004, a Koblitz contabilizou um total de 269 projetos instalados, subestações de alta tensão e instalação de empresas geradoras, somando uma potência instalada de 1.841.339 KW.

A Koblitz possui, ainda, postos avançados em todos os Estados do País, com o objetivo de oferecer um atendimento técnico e comercial mais próximo dos clientes, com profissionais habilitados a dar o primeiro suporte de atendimento.