A cana vai ganhar um novo subproduto através da joint venture entre a Amyris Inc. e a Cosan SA Indústria e Comércio, anunciada na terça-feira. As empresas pretendem utilizar o açúcar para desenvolver óleos base renováveis. Ao aplicar a plataforma de biologia sintética da Amyris para modificar a levedura para produzir as moléculas de hidrocarboneto desejadas, a parceria vai poder criar os óleos base.
A joint venture Cosan/Amyris planeja usar cana como matéria-prima para um processo padrão de fermentação em que a levedura modificada da Amyris converte o xarope de cana em farneseno. O Biofene é então terminado quimicamente para criar óleos base de alta qualidade biodegradáveis, que são projetados para reduzir fumaça, odor e também as emissões de gás de efeito estufa em até 80% em comparação com os óleos à base de petróleo.
Marcos Lutz, diretor executivo da Cosan, diz que essa joint venture vai fortalecer os negócios em geral, trazendo produtos novos e renováveis de alto desempenho para o portfólio da empresa.