Mercado

Japão pode financiar produção sucroalcooleira no Brasil

O Japão tem interesse em importar álcool do Brasil, por isso o país pode financiar a ampliação da área de plantio de cana-de-açúcar, a instalação de novas destilarias e a melhoria da infra-estrutura de exportação do país. A informação é da assessoria de imprensa do Mapa -Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante recente audiência do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues com o diretor do Departamento de Açúcar e do Álcool do ministério, Ângelo Bressan, os representantes do Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC) manifestaram a intenção de liberar recursos para a criação de uma linha de crédito destinada a aumentar a produção brasileira de álcool, o que permitiria formar um excedente exportável para atender o mercado do Japão.

Bressan diz que os dirigentes do JBIC – um banco de fomento que já investe em infra-estrutura no país – encomendaram estudos ao ministério para viabilizar a criação de uma linha de crédito por intermédio de um banco oficial brasileiro. “O Japão deve passar a importar, a médio prazo, cerca de 2 bilhões de litros de álcool/ano. Isso porque o governo japonês aprovou, recentemente, lei que permite adicionar 3% de biocombustível à gasolina. A adição pode chegar, a longo prazo, a 10%, o que aumentaria para 6 bilhões de litros/ano a demanda japonesa”, lembra.

Banner Evento Mobile