Várias usinas do setor têm vestido a “camisa verde” da seleção que joga em favor do meio ambiente. Entre as titulares está a Usinas Itamarati, que no dia 8 de maio, reuniu mais de cinco mil pessoas, incluindo jovens, idosos e principalmente crianças, nos parques, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flô, em Cuiabá, MT, para a distribuição de mudas de plantas nativas e frutíferas, disponibilizadas por meio do Projeto Plante Sua Árvore.
A iniciativa do Sistema de Gestão Ambiental da usina, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), possibilitou a distribuição de mudas de plantas das espécies ingá de macaco – uma das mais procuradas -, pitomba, graviola, manga, ipê do cerrado, oiti (planta ornamental), jaca, loro branco (planta nativa do cerrado), pateiro (da família do oiti), além de outras diversas espécies de mudas nativas.
“Foi uma grande idéia. Nós precisamos reflorestar esta cidade porque o verde é o tom, o charme e a cor do mundo e da vida”, comenta Roberto Arcanjo Ferreira, de 51 anos, responsável pelo viveiro da Empaer, que doou as mudas, juntamente com o Viveiro Florestal da Usinas Itamarati. Feliz com o projeto, que pretende devolver a Cuiabá o titulo de “Cidade Verde”, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcos Machado, afirmou que a Sema vai continuar incentivando a plantação de mudas em residências e em áreas públicas.
Machado não descarta inclusive que o plantio de milhares de árvores em toda a extensão da Avenida Miguel Sutil, uma das principais da cidade, hoje sem arborização. “Vamos realizar estudos técnicos para sabermos que tipo de planta é a mais indicada para a avenida. Também vamos incentivar e participar diretamente da recuperação das margens do Rio Cuiabá, de suas nascentes e seus afluentes”, explica o secretário.