Mercado

Itamarati é a vencedora na categoria Saúde e Segurança no Trabalho

Com uma redução superior a 80% nos de acidentes de trabalho (considerando-se índices relativos), a Usinas Itamarati é a vencedora do Prêmio MasterCana Desempenho 2007 – Brasil na categoria “Saúde e Segurança no Trabalho”. O prêmio será entregue durante cerimônia que será realizada em 23 de outubro, a partir das 19h30, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, SP, durante o encerramento da VII Conferência Internacional Datagro. Essa usina – com sede em Nova Olímpia, MT – possui um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional composto por ferramentas diversas, como o Diálogo Diário de Segurança (DDS) que consiste na realização de reuniões diárias de curta duração abordando assuntos relacionados à segurança e saúde no trabalho.

Outra iniciativa nessa área é a Reunião de Segurança Programada (RSP), com encontros periódicos (semanais e mensais), coordenados pelo presidente e gerentes de área, os quais abordam assuntos como dados estatísticos, discussão sobre acidentes ocorridos, etc. Há ainda a Patrulha de Segurança que faz inspeções semanais nos ambientes de trabalho, objetivando o levantamento e a posterior correção de eventuais irregularidades observadas.

O Projeto Orientador – que também faz parte do sistema de gestão nessa área – fornece informações e esclarecimentos sobre os riscos provenientes dos trabalhos de manutenção de entressafra. Uma sistemática de comunicação entre os empregados, conhecida como “Alerta Mútuo”, tem a finalidade de demonstrar atos inseguros praticados e condições inseguras existentes. Todo o sistema é auditado mensalmente e seus resultados são minuciosamente avaliados. Além destas ações, existem outras iniciativas pontuais, como controle de anomalias; formação da brigada de emergência, Plano de Ação Emergencial, desenvolvimento de campanhas, instituição da semana de saúde e segurança, elaboração e implantação do projeto de sinalização, elaboração de procedimentos operacionais.

O troféu MasterCana Brasil será entregue também para outras unidades e grupos produtores – vencedores em diversas categorias -, personalidades de destaque e instituições ligadas ao setor, empresas fornecedoras de serviços, equipamentos e produtos. O Prêmio – que é uma realização da ProCana Informações e Eventos – tem o patrocínio da Art Aratrop, Barão de Mauá, Proeng, Mitre Engenharia e Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool – CBAA. Reservas, para a cerimônia de premiação, com Michelle pelo telefone (16) 3512-4300 ou pelo e-mail [email protected] . Outras informações no site www.mastercana.com.br .

Banner Evento Mobile