Mercado

Israelense sonha com rede de postos de energia elétrica

O israelense Shai Agassi é um forasteiro na indústria automotiva. Mas poucos empreendedores hoje chamam tanto a atenção do setor quanto ele. Ex-estrela do mercado de tecnologia, jovem, ambicioso e dono de uma autoconfiança que beira a pretensão, Agassi fez carreira e fortuna com softwares, terreno que domina desde criança – ele programou seu primeiro computador aos 7 anos.

Em 2001, tornou-se executivo da alemã SAP ao vender à multinacional uma das quatro empresas que havia fundado com o pai em Israel. Transferido para o Vale do Silício, Agassi ascendeu rapidamente na SAP e estava sendo preparado para assumir a presidência mundial da gigante de tecnologia.

Em março de 2007, num movimento inesperado – provocado, entre outras coisas, pelo fato de que sua promoção à presidência levaria dois anos -, pediu demissão. Seis meses depois, anunciou sua entrada num novo negócio. Aos 39 anos de idade, fundou a Project Better Place, empresa que ele pretende transformar na primeira distribuidora de energia elétrica para carros em todo o mundo.

Seu projeto já lhe rendeu comparações com o mítico Henry Ford, inventor da produção de automóveis em série. “A comparação pode ser prematura”, disse Agassi a Exame. “Mas, se nós conseguirmos tornar o carro elétrico algo conveniente e acessível, o impacto será muito maior do que o de Ford”. (Denise Dweck e Fernando Valeika de Barros)