Mercado

IpesaSilo traz para o Brasil nova opção de armazenagem

A IpesaSilo, empresa argentina especializada na fabricação de silos horizontais, traz para o Brasil uma nova tecnologia para o armazenamento de grãos secos, o SiloBag, uma bolsa produzida com lâminas especiais de polietileno de baixa densidade, com formato de um túnel de 60 metros de comprimento por 2,10 metros de diâmetro. Com capacidade para armazenar cerca de 180 toneladas de grãos, o que corresponde a 3 mil sacas de 60 quilos, o SiloBag permite o armazenamento de grãos em condições de absoluta segurança por um período de até 12 meses, observadas as recomendações técnicas do fabricante.

Segundo Osmar Bergamaschi, representante da IpesaSilo no Brasil, o custo do investimento inicial é de R$ 0,95 por saca, o que inclui o SiloBag e o equipamento utilizado para embutir os grãos, também comercializado pela empresa. De acordo com Bergamaschi, entre as principais vantagens apresentadas pelo SiloBag estão a redução de custos de armazenamento e de despesas com frete e a flexibilidade para a comercialização da safra.

“A tecnologia aumenta a capacidade de armazenamento do produtor e, ao mesmo tempo, permite que o agricultor programe qual a melhor época para vender sua colheita, com preços mais competitivos, além de evitar os fretes mais caros da época da colheita”, explica Bergamaschi.

Além das vantagens econômicas, o SiloBag possibilita o armazenamento de grãos com umidade superior às condições de comercialização e permite que sejam armazenadas desde pequenas a grandes quantidades de grãos ou sementes, de forma separada e diferenciada por lote, origem e qualidade.

Depois de serem embutidos no SiloBag, os grãos consumirão todo o oxigênio disponível, gerando uma atmosfera rica em dióxido de carbono, que inibe o próprio processo respiratório e assegura uma ótima conservação dos grãos ali depositados. Esta atmosfera se mantém estável pelo tempo necessário, bloqueando o desenvolvimento e a proliferação de fungos e de insetos.

“Os testes e a experiência também indicam que a temperatura dos grãos sofre poucas alterações dentro deste ambiente”, explica Bergamaschi. “É por isso que os grãos, quando armazenados no SiloBag, mantêm as mesmas características, propriedades, valor nutricional e temperatura do momento da armazenagem”, completa.

Produzido com uma tricapa de polietileno, que mantém as condições herméticas e propicia proteção contra os raios UV, o SiloBag não precisa passar por nenhuma limpeza ou tratamento químico iniciais para ser utilizado.

Distribuição

Na Argentina, o SiloBag é comercializado há cinco anos e suas vendas crescem significativamente a cada safra. Este ano, cerca de 17% do total dos grãos colhidos na Argentina foram armazenados neste sistema. O SiloBag também vem sendo utilizado na Rússia, França e Espanha, como uma alternativa de resolver os problemas de armazenagem de grãos.

No Brasil, a Ipesa organiza encontros de técnicos e agricultores com seus colegas argentinos, com o objetivo de transferir a tecnologia do sistema SiloBag. “Queremos ter a certeza de que este sistema, que vem se revelando tão vantajoso para os agricultores de outros países, possa ser introduzido no Brasil da forma correta, com a devida assistência técnica, acompanhamento e com todo o profissionalismo”, afirma Bergamaschi.

Banner Evento Mobile