A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), câmpus de Botucatu, realizará de 19 a 21 de outubro o II Simpósio Brasileiro sobre Ecofisiologia, Maturação e Maturadores da Cana-de-Açúcar (Simcana). Promovido a cada dois anos, o encontro receberá cerca de quatrocentos participantes, entre pesquisadores, estudantes e profissionais do agronegócio canavieiro. “Não se trata de um simpósio de treinamento em técnicas consagradas, mas de inovação tecnológica e científica”, afirma o coordenador do simpósio, professor Carlos Alexandre Costa Crusciol, da FCA.
Para ele, o diferencial do Simcana é que os temas são escolhidos por serem assuntos que desafiam os estudiosos e que demandam aprimoramento.
A programação prevê palestras e mesas-redondas sobre fisiologia vegetal (que se refere ao sistema vital das plantas), cenário econômico, acúmulo de sacarose, melhoramento molecular da cana, otimização do uso da água, emprego de herbicidas como reguladores e maturadores, entre outros. Após as apresentações, haverá espaço para perguntas e discussões.
Já confirmaram presença os pesquisadores Geoff Inman-Bamber e Grahan Bonett da CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), agência australiana de fomento à ciência nos moldes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Austrália está entre os dez maiores produtores cana-de-açúcar do mundo – o Brasil é o principal.
Estudiosos da USP, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) são aguardados, além de cientistas da África do Sul e dos estados americanos do Texas e da Louisiana. A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgãos públicos vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, também enviarão palestrantes.
Mais informações: Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp – câmpus de Botucatu/SP – (14) 3882-6300.