Mercado

Ingenio Magdalena integra inteligência artificial ao seu sistema de controle industrial

Portadora da maior refinaria do mundo anexada à uma usina, ingenio avança em sua busca por maximizar sua produção e otimizar seus processos industriais

Edgar Wotzvely Catillo Gerente de Refinería
Luis Arturo Najera Gerente de Molinos y 
Jose Asencio Automatización
Saúl Godoy Gerente de Automatización
Victor Ramírez
Automatización
Julio Morales Director Área Industrial
Edgar Wotzvely Catillo Gerente de Refinería Luis Arturo Najera Gerente de Molinos y Jose Asencio Automatización Saúl Godoy Gerente de Automatización Victor Ramírez Automatización Julio Morales Director Área Industrial

Com 39 anos de história, o Ingenio Magdalena é a maior usina da Guatemala. Possui capacidade de moagem de mais de 40 mil toneladas de cana por dia e produz cerca de 13 milhões de sacas de açúcar por safra, além de ter a maior refinaria do mundo anexada à uma usina e exporta seu açúcar principalmente para a Ásia.

LEIA MAIS > Viterra Bioenergia alcança índices históricos de recuperação da fábrica de açúcar e baixíssimo consumo de água

Sua capacidade instalada de geração de energia é de 220 MW. Além disso, a usina também conta com uma planta de biogás anexa. Sempre inovando em busca de ganhos de eficiência, o Ingenio Magdalena avança agora no processo de transformação digital implantando a plataforma de Otimização em Tempo Real (RTO) S-PAA em toda sua planta industrial.

LEIA MAIS > El Angel procede com a integração da inteligência artificial em seus sistemas de controle industrial

Na última semana, a equipe de especialistas de aplicação da Soteica do Brasil esteve presente no Ingenio Magdalena dando continuidade à integração do S-PAA aos sistemas de controle industrial da usina que poderá contar a partir disso com a inteligência artificial da ferramenta nas áreas de Controle de Caldeiras e Vapor e Energia.

LEIA MAIS > Usinas de cana-de-açúcar podem entrar no metaverso

O processo de integração também contou com a participação das equipes de engenharias de processo e automação da usina. O engenheiro Bruno Tarosso, da Soteica do Brasil, responsável pela implementação, destaca a capacidade técnica dos engenheiros guatemaltecos e seu conhecimento sobre a planta. “Os primeiros laços fechados serão implementados no início de dezembro, logo após a partida da safra 2022/23”, informa Tarosso.

LEIA MAIS > Usina Lins promove semana de inovação tecnológica e destaca inteligência artificial

Ao embarcar inteligência artificial em seus processos industriais, a unidade produtora se junta às mais de 80 plantas em operação que utilizam o S-PAA, que é hoje o único software de RTO para usinas de açúcar e etanol e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo em todo o mundo.