Mercado

InfoCana orienta sobre implantação de sistemas informatizados

Em tempos de economia globalizada, a rapidez das decisões se transformou em item essencial para qualquer empresa. É, a partir daí, que o setor de administração de sistemas de informação é integrado à estrutura organizacional com a finalidade de desenvolver e implantar sistemas informatizados na empresa. Responsável pelo desenvolvimento de sistemas administrativos informatizados que processem os dados da empresa, tal qual sistemas informatizados que ofereçam retaguarda e logística para a adoção de medidas estratégicas.

Todo o sistema desenvolvido serve como ferramenta para que setores específicos tenham um conteúdo de informações necessárias e decisivas para gerir a empresa e incrementar decisões, colocando-as em prática, afinal o conteúdo da disponibilidade de dados e contextos identifica, organiza, difundi e permite níveis necessários de conhecimentos para o êxito dos objetivos e iniciativas.

Um estudo realizado pelos especialistas Adalton Masalu Ozaki, mestre em administração da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), e Antônio Geraldo da Rocha Vidal, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP – Área de Métodos Quantitativos e Informática, pretendeu e desvendou os desafios da implantação de sistemas informatizados numa empresa.

Segundo o resumo do estudo, uma das principais alternativas para a implantação de sistemas informatizados é a gestão empresarial integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning). Esse tipo de instrumento de gestão empresarial, também chamados no Brasil de “Sistemas Integrados de Gestão Empresarial”, não atuam somente no planejamento, mas também controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa. Todas as transações realizadas pela empresa devem ser registradas, para que as consultas extraídas do sistema possam refletir ao máximo possível sua realidade operacional.

Assim, as atividades básicas do administrador, planejar, organizar, dirigir e controlar, seriam subsidiadas por informações de alta confiabilidade, consistentes (ou seja, sem divergência entre dados fornecidos por departamentos diferentes sobre um mesmo assunto) e em tempo real (as informações são registradas no sistema no momento em que ocorrem, sendo automaticamente refletidas pelas consultas e relatórios disponíveis). O estudo revela detalhes de todo esse processo.

Na Infocana, os diversos conceitos, cases e modelos de aplicação de TI – Tecnologia da Informação nas empresas sucroalcooleiras serão profundamente abordados e debatidos por doze especialistas no assunto, apresentando experiências bem sucedidas nas principais áreas da atividade – agrícola, industrial, administração, logística e comercial.

Confira os nomes:

CELSO GUERINO FURLAN, diretor da Âncora Consultores; DIEGO OTTO FERNANDES, diretor da Biosalc Sistemas de Alta Tecnologia; EDISON ANDRADE DE SOUZA, gerente de administração e finanças da Nova América Holding; VICENTE JOÃO OLIVÉRIO JUNIOR, Gerente de Tecnologia da Companhia Energética Santa Elisa; CHARLES KRIECK, sócio da KPMG na área de Risk & Advisory Services; NELSON FERNANDES, superintendente de controladoria da Açucareira Corona; ALEXANDRE FERNANDES DE ALENCAR, diretor da ILAB Sistemas Especialistas; GILVAN GOMES FALCÃO JUNIOR, gerente de TI do Grupo Petribu; HELMUT WINTRUFF KÖLLER, diretor da GAtec Soluções em Tecnologia da Informação; CARLOS ALBERTO DE FREITAS, diretor da Method Consulting; RICARDO DE FAYETTI SIQUEIRA, engenheiro eletrônico pela POLI – USP 1989, sócio diretor da Next Automation; PAULO VASCONCELLOS, gerente de suprimentos da Açúcar Guarani S/A e CARLOS ALBERTO BARROS, gerente de informática da Açúcar Guarani S/A.

A InfoCana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros, e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de um congresso e

feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz outros grandes nomes da área, em painéis específicos sobre os temas de interesse prioritário em gestão sucroalcooleira: Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os palestrantes exclusivos estão: OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”; ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”; CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”; JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool, “Como elaborar um bem sucedido planejamento comercial, utilizando-se dos diversos mecanismos de comercialização nos mercados interno e externo – Spot e Futuro”; JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

A InfoCana também será palco, no dia 18 de setembro, do já tradicional Simpósio anual do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, com palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista da Folha de São Paulo e jornalista de renome internacional.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Banner Evento Mobile