Mercado

Inflação em São Paulo ultrapassa 1%, segundo o IPC-Fipe

A inflação no município de São Paulo atingiu 1,08% na terceira quadrissemana de agosto (entre os dias 24 de julho de 23 deste mês), de acordo com o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Este é o maior percentual desde a quarta quadrissemana de agosto de 2001, quando o indicador ficou em 1,15%. Além disso, é a primeira vez em 2002 que a inflação em 30 dias ultrapassa 1%.

Na semana anterior, calculada entre os dias 16 de julho e 15 de agosto, a taxa havia sido de 0,95%. Na primeira prévia de agosto de 2002, o IPC registrou inflação de 0,79%. Há um mês, na terceira parcial de junho, o indicador era de 0,43% e, há um ano, na terceira quadrissemana de agosto, de 1,38%.

O mercado estimava uma taxa entre 1% e 1,1% no período. Alguns analistas previam que a queda verificada no preço do gás de cozinha seria compensada pela alta no preço dos alimentos. As tarifas administradas pelo governo, como energia elétrica, e os preços relativos ao item habitação também continuaram pressionando o indicador. (Folha de SP)