A Lanxess Elastômeros do Brasil, empresa química de origem alemã, vai inaugurar, em sua unidade de Porto Feliz, SP, uma unidade termelétrica (UTE) movida a biomassa de cana. A partir da primeira quinzena de março, a usina vai gerar 4,5 MW de bioenergia para suprir a necessidade da fábrica. A UTE exigiu investimentos de € 7 milhões (R$ 18,16 milhões).
A usina vai gerar 100% de toda a energia necessária para a produção de óxido de ferro, dispensando os combustíveis fósseis. Dessa forma, a Lanxess vai diminuir custos de energia, além de reduzir as emissões de CO2 de aproximadamente 44 mil toneladas métricas por ano para praticamente zero, em relação aos níveis de 2002.
A Lanxess fabrica produtos para química básica e fina, pigmentos orgânicos e inorgânicos, plásticos de engenharia, químicos para borrachas e couros, produtos de conservação de material, químicos funcionais, resinas para o tratamento de águas, entre outros. No Brasil, a empresa possui cerca de 900 colaboradores em escritórios e unidades localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro.