Mercado

Indústria paulista contrata menos em maio, diz Fiesp

O nível de emprego na indústria paulista cresceu 0,70% em maio. No entanto, foram geradas 15 mil novas vagas, contra 40 mil vagas em abril, segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgado nesta quinta-feira.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o setor gerou 74 mil vagas. No acumulado do ano, o índice apresenta crescimento de 3,60%.

O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini, considerou o resultado do mês positivo, porém, modesto e abaixo do esperado pela Federação. Ele lembrou que há defasagem média de quatro meses entre o aumento de atividade industrial e o aumento do emprego e argumentou que de novembro a março a atividade industrial apresentou crescimento.

“Esse movimento nos levou a esperar crescimento do emprego em abril e maio, já que abril tivemos crescimento de 1,92% e esperávamos desempenho semelhante no mês de maio. Assim, os 0,70% de maio foram decepcionantes. Pode ser que a excessiva valorização do real esteja segurando a atividade e também os empregos dos setores”, justificou.

Os setores que mais cresceram em maio foram Fabricação de Coque, Refino de Petróleo, Elaboração de Combustíveis Nucleares e Produção de Álcool, com 10,9%, Fabricação de Produtos Alimentícios e Bebidas, 3,03%, e Fabricação de Outros Equipamentos de Transportes, 2,27%.

Dos 21 setores que fazem parte da pesquisa, 11 apontaram desempenho positivo para o emprego no mês passado, cinco mais demitiram do que contrataram e cinco ficaram estáveis.