A Índia poderá exportar mais açúcar do que o previsto, num momento em que as usinas do país, o segundo maior produtor mundial da commodity, tentam se beneficiar da alta nos preços, que alcançaram seu maior patamar de um ano, segundo as agências internacionais.
As usinas indianas venderam 1,6 milhão de toneladas de açúcar no mercado externo desde o início de outubro do ano passado, e poderão comercializar mais 1,4 milhão de toneladas até setembro deste ano, totalizando 3 milhões de toneladas. A previsão inicial era de embarcar 2,5 milhões de toneladas.
A Índia poderá produzir 28 milhões de toneladas da commodity no ano-safra que se encerrará em 30 de setembro próximo, volume inferior aos 31 milhões de toneladas previstos pela Associação de Usinas de Açúcar da Índia no mês passado.
O país tem capacidade para exportar cerca de 3 milhões de toneladas por ano até 2010, segundo a Organização Internacional do Açúcar (OIA), sediada em Londres.
Vale lembrar que a Índia é um dos principais balizadores do mercado internacional de açúcar, juntamente com a Tailândia, a Austrália e o Brasil, líderes do mercado.