A Índia, o segundo maior produtor mundial de açúcar, deverá permitir que suas usinas utilizem açúcar de qualidade inferior para fabricar etanol, a fim de superar a queda dos preços desencadeada pela safra recorde, segundo informações das agências internacionais.
O plano deverá contribuir para que as usinas reduzam seus estoques e para elevar os preços internos do açúcar, que caíram quase 25% em seis meses, disse o ministro da Agricultura, Sharad Pawar.
A produção de açúcar da Índia deverá alcançar o volume recorde de 27,43 milhões de toneladas este ano, disse o Serviço Agrícola Externo da embaixada dos Estados Unidos em Nova Délhi em relatório datado do último dia 20 de abril. A produção de açúcar deverá subir ainda mais, para 28,79 milhões de toneladas, no período de um ano que vai de setembro deste ano a setembro de 2008.
Atualmente, as normas do governo indiano permitem que as usinas produzam o biocombustível a partir do melado, para assegurar a oferta apropriada de açúcar. O melado é obtido durante um dos estágios do refino do açúcar.