Mercado

Índia deve aumentar exportações de açúcar em 2008

A Índia deve superar o Brasil no posto de maior produtor mundial de açúcar e também pretende aumentar suas exportações de açúcar em 2008. O país poderá exportar cerca de metade do produto disponível do tipo demerara, segundo P. Rama Babu, presidente da Associação das Usinas de Açúcar da Índia.

A Índia, que até agora exportava principalmente açúcar refinado, pretende aumentar suas exportações da commodity no período de um ano que terá início no próximo dia 1º de outubro, após os preços locais terem recuado quase 50% no último ano, disse Babu.

O aumento das vendas por parte da Índia poderá se somar ao excedente mundial e prejudicar ainda mais os preços do açúcar. O excedente poderá crescer 17%, para 14 milhões de toneladas no ano que terá início em 1º de outubro, segundo a ED&F Man Holdings Ltd., a maior comercializadora mundial de açúcar.

A Índia poderá exportar de 3,5 milhões a 4 milhões de toneladas de açúcar no ano que vem. É provável que a Índia tenha comercializado 1,8 milhão de toneladas de açúcar.

Banner Evento Mobile