
A produção de açúcar indiano crescerá 1% na safra 2015/16, segundo estimativa da consultoria londrina Czarnikow.
O fechamento do ciclo 2014/15 acontece no final de setembro, com produção estimada de 28,6 milhões de toneladas de açúcar.
Para a safra 2015/16, com início em outubro deste ano, a consultoria calcula produção 1% superior ao ciclo anterior, resultando em 28,9 milhões de toneladas de açúcar.
Caso atinga este valor, a produção indiana de açúcar alcançará o recorde será o maior desde a safra 2006/07.
Medidas
A demanda interna da commodity está desaquecida na Índia, por isto o governo indiano trabalha em ações para
direcionar esta produção ao mercado internacional e em medidas de incentivo à produção do etanol.
O país vive um período com elevado estoque de açúcar, que pressiona os preços locais. Atualmente a Índia possui 10 milhões de toneladas em seus estoques.
Com a exportação o governo local viabilizaria a entrada de capital no segmento mais rapidamente.Atualmente as usinas não conseguem pagar seus fornecedores de cana-de-açúcar em razão dos baixos preços internacionais da commodity.
A produção do etanol no país é atrativa para investidores, usinas e fornecedores.
Com a aprovação do aumento da participação do biocombustível na gasolina, o mercado terá chances de diversificar a renda e mitigar a dependência do mercado internacional de commodities.
Leia mais:
Índia discute medidas para aquecimento da economia canavieira
Indian Oil planeja investir US$ 2,4 bilhões em usina de etanol