Mercado

Índia aumentará a produção de açúcar em 2006

A produção de açúcar da Índia – maior consumidora mundial de açúcar –deverá crescer pelo menos 40%, estimulada pelo clima favorável sobre as regiões produtoras de cana. A expectativa é de que a produção alcance 18 milhões de toneladas, 40% maior em relação à oferta de 12,9 milhões de toneladas desta safra, segundo informações das agências internacionais.

Há pelo menos duas safras produção de cana da Índia é afetada pelo clima desfavorável sobre as regiões produtoras. Com o déficit na produção, o país foi um dos principais importadores de açúcar, o que forçou a alta dos preços da commodity no mercado internacional.

O país tem 493 usinas de açúcar, mas o perfil de produção daquele país é dominado por pequenos produtores.

Depois de dois anos com problemas climáticos, marcado pela forte estiagem, as chuvas voltaram a beneficiar as áreas produtoras de cana. A volta das precipitações estimulou os produtores daquele país, um total de 45 milhões, a aumentarem a área plantada.

A expectativa é de que a área plantada fique em torno de 4,1 milhões de hectares, ante os 3,75 milhões de hectares plantados nesta atual safra, segundo dados do Ministério da Agricultura da Índia.