Mercado

Incentivos deduzem impostos para investimentos em tecnologia

O governo federal anunciou novos benefícios para as empresas investirem em programas de desenvolvimento tecnológico e inovação, que deverão permitir uma dedução de impostos e contribuições que pode chegar a 30% do valor total aplicado.

A novidade foi comunicada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, para quem os novos incentivos completam um ciclo de medidas que vêm sendo adotadas pelo governo desde o ano 2000, com o intuito de oferecer melhores condições para que as empresas invistam em desenvolvimento tecnológico.

Conforme os termos da medida, a empresa que fizer investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) poderá deduzir estes gastos do lucro líquido (na determinação do lucro real) na hora de calcular o Imposto de Renda Pessoa Jurídica. A empresa também poderá abater os valores gastos em P&D da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e terá vantagens na hora de calcular a depreciação dos valores gastos com instalações fixas e aquisição de aparelhos, máquinas e equipamentos utilizados em projetos de pesquisa e desenvolvimento.