Mercado

Inaugurada nesta quinta, Usina de Pedro Afonso estima moer 1,5 milhão de tons nesta safra

Com investimentos de R$ 600 milhões, a oitava Usina sucroenergética da Bunge, inaugurada nesta quinta-feira (21/7), é projetada para moer 2,5 milhões de toneladas de cana, mas na primeira safra processará 1,5 milhão de toneladas, para provavelmente atingir a capacidade máxima em 2012. A trading japonesa Itochu é sócia no greenfield, com 20% do capital. Participaram da inauguração, o presidente e CEO da Bunge Brasil, Pedro Parente, o Governador do Estado de Tocantins, José Wilson Siqueira Campos e autoridades da região.

O Grupo norte americano estreou nesse segmento no Brasil há quatro anos e pretende ser uma das líderes nesse segmento, já que o potencial do projeto é para esmagar cerca de 5,5 milhões a 6 milhões de toneladas de cana.

Apesar disso, o grande desafio é receber a resposta de produtividade das variedades de cana-de-açúcar, adaptadas para a região. Segundo o presidente da Bunge no Brasil, Pedro Parante, a unidade de Pedro Afonso será uma candidata importante para receber novos investimentos se as respostas forem positivas.

“A instalação de uma empresa do porte da Bunge em nosso Estado mostra que temos potencial para crescer e, principalmente, que podemos potencializar nossa produção sem aumentar a área desmatada, através do emprego de tecnologia”, afirmou o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café.