A ONU enviará ao Brasil seu relator especial para o direito à Alimentação, Olivier de Shutter, para investigar se de fato o etanol nacional não é responsável pela alta nos preços dos alimentos no mundo. Em declarações ao Grupo Estado, o relator confirmou que a viagem está sendo planejada, mas ainda não conta com uma data fixa. “O Brasil é importante demais nesse tema dos alime0ntos para ser ignorado. Minha intenção é de fato visitar o País logo”, afirmou Olivier de Shutter.
O relator visitaria usinas, entidades de pesquisa, membros do governo e entidade de trabalhadores rurais. Nos últimos meses, a alta nos preços das commodities tem causado polêmica. Governos europeus que são contra o etanol optaram por criticar os biocombustíveis como responsáveis pela inflação. Nos últimos seis meses, a ONU indica que a alta nos preços dos alimentos foi de 50%.
Por enquanto, porém, o relator da Organização das Nações Unidas condena apenas a produção de biocombustíveis na Europa e nos Estados Unidos e pede o fim da expansão, investimentos e subsídios nos programas nesses países. “Os agrocombustíveis são um dos principais fatores para a alta nos preços de commodities, diante da competição entre alimentos e combustível por terras aráveis”, afirmou.