Mercado

III Simpósio de Tecnologia de Produção de Cana de Açúcar na Esalq

Gerentes e técnicos de usinas de açúcar e álcool, fornecedores de cana, engenheiros agrônomos, produtores rurais, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e empresas privadas ligadas ao setor canavieiro terão a oportunidade de participar do III Simpósio de Tecnologia de Produção de Cana de Açúcar, que será realizado pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE) e pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ), ambos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), no período de 04 a 06 de julho.

O evento tem como objetivos difundir tecnologias para aumento da eficiência da produção da cana-de-açúcar, apresentar os rumos da pesquisa na área sucroalcooleira, além de promover interação entre produtores, empresas privadas, instituições e palestrantes. A coordenação do Simpósio é de Godofredo César Vitti, do departamento de Ciência do Solo da ESALQ e de Pedro Henrique de Cerqueira Luz, do departamento de Zootécnica (FZEA/USP).

Atualidades no setor canavieiro, Manejo varietal e novas tecnologias, Nutrição e adubação da cana-de-açúcar, Fitossanidade e preparo de solo e Mecanização, são os cinco painéis programados para essa reunião de cientistas. Os mediadores serão o ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera Mano Filho, os professores Edgar Gomes Ferreira de Beauclair (ESALQ), Paulo César O. Trivelin (Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA), Gil Miguel de Sousa Câmara (ESALQ) e Luis Geraldo Mialhe (ESALQ).

Na dinâmica inserida nos painéis encontram-se as palestras: Expansão da cultura da cana-de-açúcar e os impactos na produção de grãos; Logística do transporte da cana-de-açúcar; Verticalização da produtividade: correção do solo, nutrição, complementação foliar, plantio e colheita da cana-de-açúcar; Palestra novas tecnologias; Situação atual da cogeração de energia e perspectivas; debate (painel I).

No painel II as palestras versarão sobre os temas: Manejo varietal para as novas fronteiras de cana-de-açúcar no Brasil; Palestra novas tecnologias; Cenário atual e perspectivas de variedades de cana-de-açúcar para o Centro-Sul; Aplicação de maturadores em cana-de-açúcar: recomendações e resultados; Aplicação da agricultura de precisão no sistema de produção canavieiro; debate.

O painel III contemplará as palestras: Manejo da adubação nitrogenada em cana crua; Palestra novas tecnologias; Tecnologias para o uso da vinhaça e complementação com fertilizantes nitrogenados; Manejo da torta de filtro e produção de composto na cana-de-açúcar; Manejo do fósforo: adubação corretiva e de manutenção; debate.

Já no painel IV acontecerão as palestras: Biologia e manejo de plantas daninhas em cana crua; Palestra novas tecnologias; Irrigação da cana-de-açúcar: viabilidade técnica e econômica; Manejo de pragas na cana-de-açúcar com ênfase em Sphenophorus, Migdolus, Broca e cigarrinha; Técnicas de preparo e conservação do solo para distintos ambientes de produção; debate.

O quinto e último painel destacará as palestras: Plantio mecanizado: um caminho sem volta; Palestra novas tecnologias; Aspectos operacionais na implantação do plantio mecanizado; Colheita mecânica: impactos técnicos, sociais e ambientais; Uso de ambientes de produção como alternativa de manejo: ênfase em soqueira; debate.

As atividades se iniciam às 13h30 no primeiro dia do evento, seguindo até 18h00. Nos demais dias acontecem das 08h00 às 18h00, sempre nos anfiteatros do Pavilhão de Engenharia e da Engenharia Rural da ESALQ.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (19) 3417-6604 ou pelo site www.fealq.org.br. Informações pelo telefone (19) 3417-2138 ou pelo e-mail [email protected].