A IETHA (International Ethanol Trade Association) elegeu, no início de março, o economista Joseph Sherman para o cargo de diretor executivo. Ele vai gerenciar as atividades diárias da entidade e terá como prioridade a promoção da comercialização internacional do etanol.
“O mercado internacional de etanol está em pleno crescimento, o que nos compete como associação supranacional, transformar esse produto em uma commodity através de ações unificadoras que a IETHA já vem trabalhando”, disse o executivo.
Formado em Economia e Administração pela Lehigh University, de Pennsylvania, EUA, Sherman possui mestrado em Gestão Internacional pela American Graduate School of International Management Thunderbird, no Arizona, EUA.
Possui mais de 30 anos de experiência profissional desenvolvida em empresas multinacionais e nacionais do setor de agribusiness. É especialista em mercados de commodities, incluindo soja, cereais, cacau, café, algodão e cana-de-açúcar. Já esteve à frente de empresas como Continental Grain, Cargill, Cocamar, Zeneca e Syngenta.
Conselho
A IETHA elegeu o novo conselho para o biênio 2008/09 que agora será formado por 25 empresas membros e terá Paulo Roberto de Souza, da Copersucar, como presidente, e Naohisa Kawakami, da Itochu, como vice-presidente.
A associação foi criada por 46 empresas internacionais presentes nas várias áreas de comercialização de etanol combustível e tem a missão de estabelecer critérios para apoiar o comércio internacional de etanol.
Entre as principais incumbências estão a elaboração de contratos padrões para os negócios e para o transporte marítimo, alinhando especificações de qualidade para o etanol combustível e industrial, além da criação de um certificado confiável de sustentabilidade e o desenvolvimento de um mercado global de futuros e opções.