Mercado

IAC instala estação meteorológica em Amparo

O IAC – Instituto Agronômico de Campinas investirá R$ 30 mil na montagem de uma estação meteorológica automática no município de Amparo, SP. A unidade será instalada na próxima segunda feira, dia 10 de dezembro, numa área pública perto da Santa Casa Anna Cintra.

Segundo o responsável técnico pela instalação e manutenção do equipamento, Romilson Yamamura, a estação possui sensores eletrônicos conectados a um sistema de coleta de dados, que retransmite para a sede do IAC, em Campinas, informações sobre velocidade do vento, radiação solar, fluxo de calor no solo, temperaturas de solo e de ar, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica.

A estação permitirá a geração de boletins diários para orientar o produtor agrícola da região, que poderá planejar com mais eficiência os processos de irrigação, semeadura e aplicação de defensivos agrícolas, considerando fatores como umidade relativa do ar e velocidade dos ventos.

O IAC também vai instalar unidades em São Pedro, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões, no mês que vem. Jaguariúna, Indaiatuba já possuem o equipamento. A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo pretende montar estações meteorológicas em 32 cidades, com investimentos de R$ 545 mil.

Banner Evento Mobile