As condições meteorológicas influenciam muito nas atividades do setor agrícola. Para difundir informações agrometeorológicas e oferecer maior segurança ao agricultor em suas decisões, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, irá realizar o curso Monitoramento Agrometeorológico e Estimativa das Necessidades Hídricas das Culturas, no próximo dia 16 de outubro, em Sumaré.
O objetivo do evento é demonstrar o uso do balanço hídrico e de outras técnicas para fazer estimativas das necessidades hídricas das culturas, em especial a do tomate, feijão e frutíferas. O Encontro Técnico é direcionado a agricultores, técnicos de nível superior e médio. As vagas são limitadas.
Durante o evento, serão abordados aspectos como irrigação e evapotranspiração, além de monitoramento agrometeorológico e suporte ao agricultor irrigante. Todos esses assuntos serão expostos por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC.
O público terá acesso a conhecimentos gerados e analisados por especialistas desse Centro, que coleta, diariamente, dados em 117 postos meteorológicos do estado de São Paulo. A temperatura do ar e a precipitação são os principais elementos meteorológicos analisados e processados em base diária.
As características das culturas e fases de desenvolvimento são um dos aspectos considerados nas análises realizadas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC. Além disso, são verificados o tipo de solo, riscos climáticos, pragas e doenças.
Esses dados — provenientes de Estações Meteorológicas Convencionais e Automáticas — combinados com informações de radar, fotos de satélite e previsão do tempo — são analisados e resultam em boletins agrometeorológicos.
Os órgãos, como a Defesa Civil, interessados por essas informações podem solicitá-las junto ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC.
SERVIÇO
Data: 16-10-2002.
Local: Sumaré (SP).
Horário: das 8h30 às 12h.
Telefone para contato: (19) 3241.5188,
Ramal 337 ou (19) 3873.2021.