Mercado

IAC apresenta zoneamento da cana no Estado de São Paulo

O IAC (Instituto Agronômico) apresenta hoje (27), a partir das 14h30, na sede da entidade, em Campinas, o zoneamento agroclimático da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, durante a cerimônia de comemoração dos 121 anos do instituto.

O projeto de zoneamento tem como objetivo trazer de maneira simples e objetiva a potencialidade de exploração da cultura em função dos parâmetros edafoclimáticos (solo e clima), considerando aspectos de sustentabilidade ambiental, preservação da flora e fauna e recarga dos aqüíferos.

Os estudos foram realizados pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) e os resultados serão divulgados ao setor produtivo pelo site www.ciiagro.sp.gov.br.

Durante o evento, serão apresentados os investimentos na modernização dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura, entre eles os recursos para a renovação da frota agrícola.

121 anos

Para comemorar a data, duas exposições estão sendo apresentadas simultaneamente no saguão da sede do instituto desde segunda-feira. A primeira, “Aves da Fazenda Santa Elisa”, é do fotógrafo e biólogo Jefferson Otaviano e mostra as belezas da Fazenda Santa Elisa, do IAC.

A segunda exposição, “Tecnologias IAC”, traz variedades desenvolvidas pela instituição nos últimos anos. À tarde, o pesquisador aposentado do IAC, Bernardo van Raijo, autografará o livro “Gesso da Agricultura”. Uma homenagem ao centenário da imigração japonesa fechará a solenidade.