Mercado

IAC apresenta projeto sobre qualidade em pulverização na Agrishow

O Instituto Agronômico (IAC) – órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo –, que completa o seu 120º aniversário em 2007, apresenta diversas novidades na Agrishow, que acontece entre hoje e sábado, em Ribeirão Preto, SP. Uma delas é o lançamento amanhã, 1º de maio, às 16h, do “Projeto de Qualidade em Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos”, que conta com a utilização de um laboratório móvel destinado ao aperfeiçoamento do trabalho de pulverização.

Esse projeto terá um veículo equipado e adaptado para a realização de avaliações de pulverizadores e oferecer treinamento aos aplicadores em propriedades rurais e eventos. O IAC mostrará também na Agrishow o programa de computador Smart Spray – que está em fase de aperfeiçoamento – que fornecerá informações sobre a qualidade da pulverização para produtores de cana-de-açúcar, grãos e fibras. Com essa tecnologia, será possível, por exemplo, reduzir o volume de aplicação ou mesmo o número de vezes em que essas operações são realizadas por ciclo da cultura.

A nova variedade de mamona IAC 2028 – com teor de óleo 47% e alto potencial produtivo – também será apresentada pelo Instituto Agronômico no evento de Ribeirão Preto. Com uma produtividade média de 1950 quilos por hectare e indicada para a colheita mecanizada, a IAC 2028 tem ciclo precoce, de 150 a 180 dias, e porte baixo, com no máximo 180 centímetros. O lançamento será na quarta-feira, 2 de maio, às 16h, juntamente com a variedade de algodão IAC 25 RMD, que é caracterizada por resistência múltipla a doenças, o que possibilitará ma redução de custos de produção devido ao menor uso de defensivos e à produtividade satisfatória.