Começa hoje, em Araçatuba, SP, o I Simpósio Internacional Datagro/UDOP, que vai discutir tecnologia, política setorial, mercados no exterior, desenvolvimentos na área agrícola e negociações internacionais do setor de bioenergia. O evento será realizado até amanhã, no Teatro da Unip – Universidade Paulista.
O simpósio Datagro/UDOP faz parte da programação da Feicana/FeiBio 2008, feira internacional que reunirá as principais empresas, técnicos e autoridades do setor sucroalcooleiro, dias 26 a 28, no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.
De acordo com o presidente da Datagro, Plínio Nastari, a programação de palestras do I Simpósio Internacional vai abordar os pontos mais importantes e atuais de discussão no setor sucroalcooleiro. “Inclusive para definição de políticas para esse setor”, comenta.
Um dos temas vai falar sobre a lei aprovada este ano pelo governo dos EUA que determina o aumento da eficiência dos veículos e a diminuição da dependência do petróleo. De acordo com Nastari, com essa nova lei o setor sucroalcooleiro deve discutir e definir um novo posicionamento estratégico de mercado.
“A nova lei deve trazer grandes perspectivas de exportação do álcool para o Brasil e outros países das Américas a partir de 2015”, disse Nastari.
A primeira palestra do simpósio vai abordar o licenciamento ambiental como instrumento de acesso a mercados, que será ministrada pelo diretor do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental, Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi Junior. O tema será coordenado pelo presidente da UDOP, Jose Carlos Toledo.
O equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia elétrica, além das oportunidades relativas à cogeração a partir do bagaço da cana serão temas apresentados pelo líder do Grupo de Gestão do Consumo e da Qualidade de Energia da Universidade de Brasília, Ivan Marques de Toledo Camargo. A palestra será coordenada pelo presidente do SIFAEG, Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Goiás, André Rocha.
Na terceira palestra do dia, o gerente de Desenvolvimentos de Novos Projetos da Petrobras, Gilberto Ribeiro de Carvalho, vai falar sobre os projetos de escoamento da produção de etanol por alcodutos. A coordenação será do presidente executivo da UDOP, Antonio César Salibe.
O dia de palestras será encerrado pelo gerente de Comércio de Álcool e Oxigenados da Petrobras, Sillas Oliva Filho, que vai falar sobre a relação entre a estatal e os biocombustíveis. A coordenação do tema ficará por conta do presidente do Sindicato do Açúcar e do Álcool do Estado do Paraná, Anísio Tormena.
Feicana/FeiBio 2008
De acordo com os organizadores, a feira, que começa oficialmente nesta terça-feira, deverá movimentar R$ 1,5 bilhão em negócios e receber 25 mil visitantes. O evento contará com aproximadamente 300 expositores, que vão se dividir nas áreas externa e interna climatizada.
Além das discussões sobre os modelos de produção, política e tendências de mercado, o evento deste ano deverá centralizar os debates em torno da busca por uma solução socioambiental para as usinas, nas alternativas para a comercialização do etanol aos Estados Unidos e na necessidade de cooperação comercial com a China.
Acompanhe a cobertura completa pelo site do JornalCana (www.procana.com.br)