Mercado

Híbridos ganham ainda mais atenção

Entre os modelos expostos em Frankfurt, vários usam fontes de energia alternativas, uma preocupação com o alto preço do petróleo e com o meio ambiente, já que os híbridos poluem, em média, 30% menos que os veículos convencionais a gasolina.

Na feira está o Mercedes- Benz Classe S híbrido, equipado com motor V63.5 de 272 cv a gasolina, que funciona em conjunto com dois propulsores elétricos, usados em baixa velocidade.

A Honda também aposta na tecnologia híbrida e lança o Civic Hybrid com motor 1.3 de 95 cv, que age em conjunto com umelétricodeapenas20cv. Ele é acionado automaticamente quando o carro está no anda-epára do trânsito, por exemplo. A Audi mostra um conceito doutilitário-esportivoQ7, o primeiro carro da marca a combinar motores elétricos com propulsor alimentado por injeção direta de gasolina.

A japonesa Daihatsu exibe o conceito esportivo HVS, ou Hybrid Vehicle Sports (em português, veículo esportivo híbrido).

São três motores elétricos (dois na frente e uma trás) com tração nas quatro rodas e outro a gasolina de 1,5 litro, que promete consumo de 24 km/l.

Alguns veículos europeus começam a usar motores alimentados tanto por gasolina quanto por um combustível denominado E85 (85% de álcool e 15% de gasolina), já conhecido nos EUA. (C.G.)