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Grupo sucroalcooleiro mostra cenários e tendências na gestão de pessoas

O Grupo Nova América dá um exemplo claro e prático da gestão de pessoas no setor sucroalcooleiro, mostrando como os investimentos podem acompanhar as tendências, contribuindo efetivamente nos resultados planejados dentro da estratégia da organização. A política do presidente do grupo empresarial, Roberto Rezende Barbosa, destaca a importância do setor de recursos humanos investir na capacidade analítica do quatro de pessoal, incentivando a tomada de decisões, soluções criativas, busca da informação, tomada de iniciativa, enfrentar os desafios e riscos, acompanhar as mudanças e sendo condutor do entusiasmo.

Desenvolver competências das pessoas é questão definitiva no Grupo Nova América. Rezende Barbosa explica que o setor de Recursos Humanos está estruturado para incrementar participação ativa de todos na estratégia dos negócios, estimular a inovação (produtos, processos e gestão), melhorar no atendimento do cliente (construção e manutenção da marca), viabilizar e manter sistemas de desempenho e recompensas baseados em competências e resultados. É função ainda dar ênfase na parcela variável (redução de custos) nos programas de remuneração e focar insistentemente o investimento em treinamento.

“Não posso negar que lucro é o nosso objetivo permanente, já que nossa vocação é atuar no agronegócio com produtividade, qualidade e crescimento”, destaca Rezende Barbosa. Mas acrescenta que os investimentos em recursos humanos são justificados por pessoas capacitadas e motivadas que melhoram continuamente os processos e maximizam os recursos. Além disso, o reconhecimento é fruto do resultado conquistado, com coerência e satisfação também do cliente. Para manter essa política de gestão estratégica, o grupo mantém um estilo de gestão com foco do cliente (quem paga a conta), autonomia e delegação de poderes e tarefas, visão corporativa, clareza de normas e metas, comunicação sempre integrada, colocando o erro como oportunidade de aprendizagem.

Para manter essa gestão em recursos humanos, a empresa estruturou uma cultura de alto desempenho, com estratégias e valores, com avaliação do desempenho, capacitação e treinamento, delegação de poderes e comprometimento dos colaboradores. Por outro lado, permite recompensa e incentivos através de remuneração variável (salários mais benefícios mais participação nos resultados), atrelando ainda o reconhecimento pelo desempenho.

A experiência do Grupo Nova América foi um dos painéis do Simpósio Anual do Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos da Agroindústria), realizado no começo desta segunda-quinzena de setembro em Ribeirão Preto (SP) e organizado pelo Procana. O simpósio do Gerhai foi coordenado pelo presidente da entidade, José Pascoal Muniz (Grupo José Pessoa).

O Infocana reuniu diretores, superintendentes e gerentes do setor de todo o País, merecendo atenção até mesmo da Reuteners, uma das mais conceituadas agências de notícias do mundo diante de nomes de peso como OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig; ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting; PLINIO NASTARI, presidente da Datagro; ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação; CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil; JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool; JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management; professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano, e de outros temas atuais sobre gestão de pessoas; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo e um dos jornalistas mais premiados internacionalmente do País.

Leia reportagem completa sobre o Simpósio anual do Gerhai na edição de outubro do JornalCana.

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