Mercado

Grupo São Martinho incentiva projeto de leitura

Nesta quarta-feira, 4 de agosto, a Câmara Municipal de Pradópolis (SP) sediará a abertura do projeto “Concertos & Consertos de Leitura”, iniciativa educacional que beneficiará cerca de 2 mil alunos de terceiros e quartos anos do ensino fundamental da rede pública de cinco cidades da região. Proposta pela Origem Produções através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tendo como patrocinador principal o Grupo São Martinho, a iniciativa atinge escolas de Pradópolis, Barrinha, Dumont, Guariba e Novo Horizonte, no interior paulista.

Os estudantes receberão gratuitamente, a partir deste segundo semestre, 10 mil livros e, por meio de quatro oficinas, os professores de português das escolas envolvidas serão capacitados a envolver e estimular seus alunos em atividades de leitura e escrita.

Para o Grupo São Martinho, a Educação é um dos principais focos da companhia no relacionamento com a comunidade. “Além disso, achamos importante proporcionar aos alunos nesta faixa etária uma oportunidade de aprimorar o aprendizado da Língua Portuguesa de maneira lúdica e criativa, justamente por que é nesse momento que o interesse pela leitura e escrita se consolida”, explica Roberto Pupulin, diretor administrativo do Grupo São Martinho.

Esta iniciativa consiste na edição e distribuição de quatro livros, sendo três deles com temas ligados ao meio ambiente, da série “A menina que falava com a natureza”, e um relacionado à solidariedade, “As aventuras de um sapato velho”, todos de autoria da escritora Vilma Denise Gimenes.

Oficinas

As oficinas coordenadas pela pedagoga Carla Maria Cremonesi acontecem em Pradópolis uma vez ao mês e visam informar os professores sobre o projeto, entregar-lhes materiais didáticos e os livros que serão distribuídos aos alunos e capacitá-los quanto a didáticas e formas de incrementar o desejo pela leitura e escrita.

O nome do projeto “Consertos e Concertos de Leitura” deriva da tentativa de tornar as aulas semelhantes a ensaios e apresentações de uma orquestra, através do envolvimento do “professor-maestro” com seus “alunos-músicos”, e também do aprendizado coletivo, que envolve leitura, escrita, erros e consertos.

O “Concertos & Consertos de Leitura” e suas oficinas são compostos por três módulos por semestre, 32 horas de capacitação, quatro boletins culturais que orientam o trabalho em sala de aula e uma cartilha com o material de apoio para os professores, 2 mil livros de cada título, num total de 8 mil exemplares e mais 2 mil livros de exercícios para os alunos. As oficinas acontecem nos dias 07/08, 11/09, 02/10 e 20/11 de 2010.