O setor sucro-alcooleiro vive um cenário de novos investimentos e de grupos externos interessados em aquisição de negócios já estabelecidos. Para demonstrar como as empresas familiares têm conquistado o seu espaço e reagido às pressões por mudanças o Pensa – Centro de Conhecimento em Agronegócios, ligado à FIA – Fundação Instituto de Administração, apresenta durante o Seminário Pensa a palestra “Momento de Escolhas no Setor Sucroalcooleiro na Trilogia: Família, Empresa e Sociedade “. Com exposição de Roberto Rezende Barbosa, presidente do Grupo Nova América, o evento acontecerá no dia 25 de agosto, das 11h às 13h, na Sala da Congregação na Sala da Congregação da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).
Dirigido a estudantes, acadêmicos e profissionais ligados ao agronegócio, a palestra é gratuita e integra o Ciclo de Seminários promovidos pelo Pensa/FIA. Nesta edição, a experiência bem sucedida do Grupo Nova América um dos maiores grupos do setor do Brasil, será o elemento norteador dos debates. Entre os principais destaques estão a relação entre o sucesso da gestão de uma empresa familiar e a conquista da liderança do mercado nacional de açúcar, bem como a discussão dos principais desafios a serem enfrentados atualmente pelos empresários do setor sucro-alcooleiro.
Serviço:
Seminário Pensa/FIA: NOVA AMERICA: um caso de sucesso de gestão familiar no setor sucro-alcooleiro
Data: 25 de agosto
Horário: 11h às 13h
Local: Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária
Informações: (11) 3818-4005
Sobre o Pensa/FIA:
O Pensa, programa que faz parte da FIA (Fundação Instituto de Administração), é um centro pioneiro de conhecimento em agronegócios, fundado em 1990, que integra as faculdades de Economia e Administração da Universidade de São Paulo na capital paulista, em Ribeirão Preto e em Piracicaba. Sua missão é criar um espaço interativo entre alunos, professores e lideranças do agronegócio nacional, por meio da pesquisa, ensino e extensão. Nesses anos de existência o programa publicou 15 livros, cerca de 50 teses sobre o agronegócio, além do desenvolvimento de mais de 50 estudos de caso sobre organizações como Nestlé, Ypióca, Coteminas, Fontenelle, Maggi, Aracruz, Café do Cerrado, Cooxupé, Perdigão, entre outros.
Sobre a FIA:
Um dos mais tradicionais centros educacionais do país, a FIA (Fundação Instituto de Administração) possui 25 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. Nesse período, foram atendidas mais de 850 empresas da iniciativa privada nacional e multinacional (48%), empresas do setor público e organizações da administração pública direta (40%), e associações de classe e entidades da sociedade civil (12%).
A FIA oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 56 professores atuam como coordenadores de projetos.
Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, subiu para a posição de número 45 no ranking elaborado pelo jornal que contempla 75 escolas.