Mercado

Grupo João Lyra inicia moagem nesta terça-feira

O grupo alagoano João Lyra inicia nesta terça-feira os trabalhos de moagem da safra 2003/2004 nas usinas Laginha e Uruba. A expectativa do grupo é que as duas unidades esmaguem cerca de 1,7 milhão de toneladas. Deste total, aproximadamente 1,1 milhão deverá ser originário de cana própria. De acordo com o executivo do grupo, Tarcísio Rocha, a produtividade desta safra deverá ser entre 15% e 20% superior a registrada no período 2002/2003.

“A qualidade da cana nesta safra está bem melhor que na safra passada”, atesta. Segundo ele, as chuvas regulares que caíram ao longo do ano, o não estresse dos canaviais, a baixa incidência de pragas e a não ocorrência das flechas (aparecimento do pendão na cana em decorrência da floração) serão os principais responsáveis pelos resultados positivos projetados para o período 2003/2004.

“Estes fatores resultam em uma melhor qualidade da matéria-prima das usinas. Com uma qualidade superior aumenta o teor de sacarose das plantas, o que reflete em um melhor resultado da produtividade industrial. De acordo com ele, os ganhos somente não serão melhores em função da queda dos preços registrada nos últimos meses.

O Grupo João Lyra estima que deverá moer cerca de 3,5 milhões de toneladas de cana na Região Nordeste. Outras 1,8 milhão de toneladas devem ser processadas no Centro-Sul do País, onde o grupo também possui empresas ligadas ao setor sucroalcooleiro.

Banner Evento Mobile