Mercado

Grupo folclórico apresenta teatro a cortadores de cana em Olímpia

O Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros, do Sergipe, apresentou uma peça teatral em homenagem a cortadores de cana da Usina Cruz Alta, da Açúcar Guarani, no município de Olímpia, SP, durante o Festival Nacional do Folclore de Olímpia.

O grupo proporcionou uma agradável surpresa aos profissionais do corte que iniciavam mais um dia de trabalho no campo. A apresentação foi marcada por muito bom humor que contagiou os trabalhadores. A atividade foi encerrada com um café da manhã que foi servido a todos os presentes.

O grupo Bacamarteiros é originário da cidade de Carmópolis e representa uma das maiores manifestações folclóricas da região, com suas danças e cantos típicos. O detalhe que mais chama atenção em suas apresentações são os disparos de bacamartes, armas artesanais que eram fabricadas pelos escravos nos engenhos de açúcar por volta de 1780.

Os cortadores de cana da Cruz Alta ficaram muito satisfeitos com a surpresa, que representou uma lembrança da terra natal para muitos deles que vieram da região Nordeste e sentem saudade de sua cultura.