A Usina Cucaú, pertencente ao grupo pernambucano EQM, está investindo R$ 1,5 milhão na melhoria da sua produção de energia. Os recursos são destinados a ampliação da capacidade de uma caldeira das atuais 35 toneladas para 60 toneladas. A empresa também está adquirindo um turbogerador com capacidade para 5 MW. Com isso, a capacidade de geração, que encontrava-se no limite operacional, passará de 7,8 MW para 11,8 MW.
“Tínhamos disponibilidade de bagaço mas a produção de energia praticamente empatava com o nosso próprio consumo. A situação representava um risco que agora foi contornado. O excedente de energia, inclusive, será comercializado com a GCS, empresa do grupo Iberdrola”, diz o diretor de energia da empresa e assessor da diretoria, Afrânio Tavares. A usina Cucaú mantém um contrato de dez anos com a GCS para a comercialização de até 4 MW. Os preços praticados são corrigidos pelo IGPM e acima dos praticados pelo Proinfa.
Segundo Tavares, o investimento que está sendo realizado tem como fonte recursos da própria empresa. ”O desembolso é relativamente pequeno. A caldeira está recebendo o upgrade com recursos próprios da empresa. Já a turbina e o gerador serão pagos com a própria geração e comercialização da energia gerada”, explica. A turbina está sendo produzida pela empresa paulista TGM enquanto a turbina está sob a responsabilidade da paranaense Weg. O início das operações está previsto para o dia 10 de setembro.