Mercado

Grupo Delta investe em tanques para etanol em Ribeirão Preto

Com um investimento próximo a R$ 15 milhões, o Grupo Delta Energia, um dos maiores comercializadores independentes de energia elétrica do país, ingressará, em outubro, no segmento de estocagem de etanol.

Atuando no mercado do etanol desde 2008, por meio do Delta Trading, a nova atividade é resultado da aquisição, em agosto do ano passado, de um conjunto de tanques com capacidade total de 41 milhões de litros, em Ribeirão Preto, líder de produção do combustível no país.

São 12 tanques distribuídos em uma área de 50 mil m² e se destacam pela automação integral, proporcionando maior precisão na medição e fiscalização, além de evitar a contaminação do etanol. No local também terá escritório, laboratório e centro de expedição.

A aquisição, reforma, obtenção de licenças ambientais e operação estão sob responsabilidades da Delta Trading, que inicialmente atuava na comercialização e, agora, na estocagem do etanol.

Esse tipo de serviço, que é um dos poucos do gênero no país, tem como público alvo as usinas e empresas tradings (exportadoras).Outros tanques de armazenagem estão instalados no interior do Paraná e no Porto de Santos.

“A expectativa é que os tanques entrem em operação a partir da segunda quinzena de outubro deste ano, prestando serviços para usinas e tradings do combustível”, diz Eolo Mauro, trader de etanol da Delta Trading e responsável pelo novo negócio.

Há uma projeção de faturamento próximo a R$ 3 milhões por ano com essa prestação de serviço. Para iniciar as operações, a empresa já obteve as licenças provisórias e de instalação do DAIA (Departamento de Avaliação de Impactos Ambientais), ligado a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), e do Corpo de Bombeiros.