Mercado

Grupo Cosan faz oferta pública de suas ações no mercado

O grupo Cosan, maior companhia individual de açúcar e álcool do Brasil, começou a fazer oferta pública de suas ações no mercado. A oferta das ações começou no dia 24 de outubro e vai até o dia 7 de novembro.

A empresa pretende captar entre R$ 640 milhões e R$ 885 milhões no mercado. Boa parte desses recursos deverá ser usado para novas expansões e para pagar recentes aquisições.

A companhia pretende vender, pelo menos, 16,04 milhões de ações ordinárias, ingressando na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A emissão poderá ser ampliada entre 15% e 20% para atender eventual procura.

O cenário positivo para o setor sucroalcooleiro do país deverá beneficiar a empresa, a primeira do setor no país a abrir seu capital. No dia 8 de novembro, será definido o preço por ação da operação. A liquidação financeira será em 14 de novembro.

O grupo é o segundo maior produtor de açúcar do mundo, atrás da companhia alemã Südzucker. Nesta safra, a 2005/06, o grupo Cosan deverá processar 30 milhões de toneladas de cana. Na safra passada, a moagem foi de 28,5 milhões de toneladas.

Banner Revistas Mobile