Mercado

Grupo Clealco adere ao Protocolo Agro-Ambiental

O Grupo Clealco aderiu, em dezembro, ao Protocolo Agroambiental, que tem o objetivo de reconhecer e estimular as boas práticas ambientais e sociais das empresas do setor produtivo de açúcar e álcool, por meio da concessão de um Certificado de Conformidade Ambiental.

O documento foi assinado em junho de 2007 pelo governador do Estado São Paulo, José Serra, pelos secretários de Estado João Sampaio e Francisco Graziano, de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente – respectivamente; e pelo então presidente da Unica – União das Indústrias de Cana-de-açúcar Eduardo Pereira de Carvalho.

O Protocolo Agroambiental estabelece a adoção de dez procedimentos técnicos pelas unidades produtoras de açúcar e álcool, com o intuito de promover a produção sustentável de etanol. Com a adoção desse programa, as companhias passarão anualmente por um processo de acompanhamento técnico liderado pelo Comitê Executivo do protocolo, composto pelas Secretarias de Agricultura e Meio-Ambiente e pela direção da Unica.

Com a adesão, o Grupo Clealco apresentará à Secretaria do Meio Ambiente (SMA), em março deste ano, o Plano de Ação e a documentação acessória, conforme Roteiro Técnico disponível no site da SMA. A usina recebeu um Certificado de Conformidade Agro-Ambiental Provisório, que será substituído pelo definitivo, assim que o Plano de Ação seja aprovado.

A sede do grupo fica no município de Clementina, interior do Estado de São Paulo, a 560 quilômetros da Capital. Em 2006 entrou em operação a unidade de Queiroz, que operou a safra 2007/08 com capacidade de moagem de dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Banner Revistas Mobile