Mercado

Grupo Carlos Lyra divulga ações ambientais para alunos da rede pública de Alagoas

Cerca de 80 alunos matriculados no 9º ano da Escola Estadual Jornalista Lafayete Belo, em Maceió (AL), participaram no último dia 29 de uma palestra sobre as ações ambientais desenvolvidas pelo Grupo Carlos Lyra em suas unidades industriais de Alagoas.

A ação foi prestigiada pela representante da Gerência de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), Rosenilda Duarte Lemos, que destacou a parceria entre o órgão ambiental e a iniciativa privada na promoção de ações educativas.

A palestra foi ministrada pela bióloga Fátima Amorim, coordenadora ambiental do Grupo Carlos Lyra, que enfatizou para o público estudantil a importância das medidas implementadas pela empresa não só para compatibilizar a atividade industrial com as exigências legais impostas pela legislação ambiental vigente, mas para garantir um equilíbrio do meio ambiente e proporcionar um maior envolvimento da comunidade do entorno nesse processo socioeducativo.

“A empresa adota medidas de preservação do meio ambiente e nada melhor do que trazer essas informações para vocês que estão tão próximos de uma das nossas usinas”, ressaltou Fátima Amorim. Em sua apresentação, a coordenadora ambiental assinalou ainda a parceria com organizações não-governamentais no desenvolvimento de ações de educação ambiental e o apoio aos projetos de pesquisas, possibilitando assim a descoberta de espécies endêmicas ainda não descritas pela comunidade científica.

Mata da Saudinha – “Há mais de quatro anos, pesquisadores do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizam um levantamento faunístico e florístico das áreas remanescentes de Mata Atlântica pertencentes à Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira, unidade industrial localizada em Maceió. Um dos grandes sucessos desse trabalho foi a descoberta de uma nova espécie de anfíbio endêmico na Mata da Saudinha, o Coleodactylus sp nov. Essa área de mata é avaliada pelos pesquisadores como sendo de grande valor para a ciência pela riqueza da biodiversidade encontrada”, acrescentou Fátima Amorim.

O Grupo Carlos Lyra criou na Unidade Cachoeira uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 449 hectares. Protocolada no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a RPPN Senador Carlos Lyra é considerada a maior do município de Maceió.

Ao final foram distribuídas cartilhas ambientais desenvolvidas pelo Instituto do Meio Ambiente numa parceria com a Petrobras e com o apoio do Grupo Carlos Lyra. A diretora da escola, professora Vera Lúcia Omena, agradeceu em nome do corpo docente e mencionou que a iniciativa reflete o compromisso da empresa com a comunidade do bairro. “Os alunos já começaram a se mobilizar para conhecer a usina”, afirmou a diretora.

“Não tinha noção do trabalho desenvolvido na usina. Chamaram minha atenção as ações da área agrícola, principalmente os estudos realizados nas matas da Cachoeira”, assinalou a estudante Daniela Ramalho de Araújo, que pretende integrar o grupo inicial de 25 alunos que irão conhecer a usina nos próximos meses.

Entre os colaboradores da Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira presentes à atividade estavam o gerente-geral Ricardo Paiva, o supervisor agrícola, Glênio Fireman, a psicóloga Geilza Sabino, o coordenador de Tecnologia da Informação, Antônio Rodrigues, e o técnico agrícola José Ferreira. A ação contou ainda com a presença do prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvano Barbosa. “São ações como esta que fazem a diferença para nossa população”, disse ele.