Mercado

Grupo brasileiro poderá investir na Jamaica

A Infinity Bio-Energy, com seis usinas de açúcar e álcool no Brasil, poderá fazer investimentos em cinco unidades produtoras na Jamaica. Essas usinas estão em processo de desestatização. Procurada, a companhia não comentou o assunto pore estar em período de silêncio.

A decisão de investir naquele país reflete o processo aberto de privatização do governo da Jamaica. Em 2006, decidiu impulsionar a produção local de açúcar e álcool. Em fevereiro deste ano, oito empresas, sinalizaram interesse em investir naquele país.

A Jamaica tem acordo de exportação preferencial para União Européia (UE) e para os Estados Unidos, dois mercados fechados para o açúcar e álcool brasileiro. Com a UE, o país tem acordo preferencial para exportar açúcar por fazer parte dos países ACP (Ásia, Caribe e Pacífico). A Jamaica também se beneficia do acordo CBI (Caribbean Basin Initiative). Por meio desse tratado, o álcool da região do Caribe entra nos EUA com isenção de impostos.

Com seis usinas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, o grupo tem capacidade para processar 9,5 milhões de toneladas de cana. Para a safra 2008/09, a expectativa é de que a moagem atinja 7,4 milhões de toneladas.