Mercado

Grupo Bertolo estreita relacionamento com fornecedores

O Grupo Bertolo promoveu nesta sexta-feira, 3 de dezembro, o Primeiro Encontro de Integração e Formação de Parceiros da Usina Bertolo. O evento aconteceu no Salão Paroquial do município de Santa Adélia, São Paulo, e reuniu diretores e colaboradores da empresa, além de fornecedores de cana e parceiros comerciais do grupo.

O abertura do encontro ficou por conta do presidente do Grupo, José Reinaldo Bertolo; seguido de Fernando Perri, superintendente do Grupo; da presidente da Biocana, Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia, Leila Alencar Monteiro de Souza; Romualdo Caretta, da FMC; Luiz Vaz, da Agrolatino; de Júlio Campanhão, consultor da Canaplan e de Sérgio Prado, representante da Unica.

José Reinaldo Bertolo disse que para o Grupo, é muito importante receber todos os parceiros e trazer informações de mercado sobre o setor. “Temos certeza que todos vão sair ganhando”, afirmou.

A primeira palestra do dia foi sobre os cenários da safra atual. O superintendente do grupo, Fernando Perri, apresentou os números da empresa, que, atualmente, gera mais de 13 mil empregos diretos e indiretos nas unidades de Pirangi e Flórida Paulista.

Perri falou também sobre a evolução do setor sucroenergético nas últimas décadas e traçou um panorama sobre as tendências da atividade. “O setor deixou de ser um setor de produção para ser uma atividade de capital intensivo. Neste novo cenário, a informação tem valor estratégico e só vão sobreviver as empresas que se adaptarem a este novo ambiente”, alertou Perri.

A presidente da Biocana, Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia, Leila Alencar Monteiro de Souza, falou sobre a importância no setor sucroenergético na economia regional. Foram apresentados dados que comprovam a influência da indústria canavieira no desenvolvimento sustentável dos municípios onde as usinas estão localizadas. “As usinas, além de gerar emprego e renda, cumprem com o compromisso social e desenvolvem, só aqui na região noroeste de São Paulo, mais de 70 projetos de responsabilidade socioambiental. São iniciativas que ajudam a melhorar a qualidade de vida da população, refletindo diretamente no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) destes municípios”, disse a presidente.

Os demais discursantes apresentaram dados sobre defensivos agrícolas para cana, fertilizantes fluídos, manejo de variedadades, sobre o panorama da safra e perspectivas para 2011.

O produtor rural e fornecedor de cana, João Tenório, aprovou a iniciativa. “Nós quase não temos tempo para aumentar os conhecimentos sobre a nossa própria atividade. Mas este evento foi bom porque, em apenas um dia, reuniu todas as informações que precisamos para desenvolver melhor o nosso trabalho”, finalizou.