Mercado

Grupo Balbo vai elevar em 28% embarques de açúcar orgânico

O grupo Balbo, com duas usinas em operação no Estado de São Paulo, deverá aumentar as exportações de açúcar orgânico nesta safra, a 2007/08. Segundo Leontino Balbo Júnior, diretor do grupo, os embarques do produto devem somar 55 mil toneladas, um crescimento de 28% sobre 2006/07, de 43 mil toneladas.

Maior produtor de cana orgânica do mundo, o grupo Balbo, que no varejo negocia com a marca Native, também está trabalhando para ter uma nova certificação socioambiental. Somente a certificação de cana orgânica do grupo já abre espaço para o açúcar da empresa ser negociado na União Européia. “Exportamos para mais de 53 países”, disse Balbo.

Com o programa cana verde implantado pela usina desde 1997, o grupo agora quer mostrar que o manejo sustentável também colabora para a biodiversidade. Segundo Balbo, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) listou 270 espécies de animais vertebrados e 194 espécies de aves nas áreas ocupadas com cana orgânica do grupo, de 7,5 mil hectares.

Uma comissão de parlamentares alemães visita hoje a usina São Francisco, em Sertãozinho (SP), para conhecer o programa de sustentabilidade do grupo. Entre eles, há executivos da maior usina de açúcar do mundo, a Sudzücker. Segundo o executivo, ainda há muito preconceito de países europeus em relação à produção canavieira do Brasil. (MS)