Cinco porcento de todo o combustível automotor vendido na Grã Bretanha irá prover de recursos renováveis em 2010, disse nesta quinta-feira o secretário de Transportes do Reino Unido, Alistair Darling.
Atualmente, o consumo de biocombustível na região fica em torno de 0,25% das vendas, e o anúnicio foi entendido como um aumento significativo da responsabilidade dos setores de agricultura e de energia.
– Estou muito otimista (em relação ao anúncio). É um grande avanço – disse Andrew Owens, presidente da Greenergy, fornecedora de biocombustíveis.
A medida, conhecida como “Obrigatoriedade do uso de Combustíveis Renováveis no Transporte” poderá evitar que um milhão de toneladas de dióxido de carbono sejam emitidas em 2010, o equivalente à retirada de milhares de veículos das ruas, disse Darling por meio de um comunicado.
– Eu acho que esta é uma projeção realista. Estamos muito felizes – disse Malcolm Shepherd, diretor da empresa de biocombustíveis Green Spirit Fuels Plc.
O uso de biocombustíveis no Reino Unido vem crescendo durante os últimos meses, com a gigante Tesco entre as empresas que ajudam a expandir as vendas no setor.