Mercado

Governo poderá reduzir mistura de álcool na gasolina

O governo federal estuda reduzir a mistura de álcool na gasolina dos atuais 25% para 20%. Na próxima semana, representantes dos ministérios da Agricultura e Minas e Energia reúnem-se com os empresários do setor sucroalcooleiro para buscar alternativas para conter as recentes altas de preços dos combustíveis.

Segundo Ângelo Bressan, diretor do Departamento de Cana e Agroenergia do Ministério daAgricultura, há uma proposta de se reduzir a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) sobre o preço da gasolina (de R$ 0,28), o que evitaria que os preços da gasolina aumentem por conta da redução da mistura de álcool.

Bressan negou que o país esteja vivendo uma nova crise de abastecimento. Segundo ele, a partir de abril, quando começa a nova safra de cana-de-açúcar, a oferta e os preços deverão se estabilizar.

Em nota conjunta, os ministérios da Agricultura e de Minas e Energia informaram que “os estoques existentes são suficientes para atender o mercado até o início da próxima safra.” Hoje, o estoque do setor privado é de cerca de 4 bilhões de litros.