O governo aposta no entendimento com usineiros sobre os preços do álcool, após forte aumento registrado nos últimos meses e nos primeiros dias de 2006.
Os ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram reunião nesta segunda-feira para tratar dos preços do álcool anidro –tipo usado na mistura com a gasolina– praticados no mercado.
Depois da conversa que durou quase duas horas, o Ministério de Minas e Energia emitiu nota afirmando que o governo aposta no entendimento para chegar a um valor de álcool anidro semelhante ao negociado na entressafra de 2003, de aproximadamente 1 real o litro na usina.
“O governo confia na maturidade do setor e vê espaço para o entendimento”, informou o ministério de Minas e Energia no comunicado.
“Ficou confirmada a realização de novo encontro esta semana com a participação dos produtores de álcool e os ministérios envolvidos com o tema, onde se buscará um acordo para a manutenção dos preços do álcool anidro negociados com o governo na entressafra de 2003”, acrescenta a nota.
Na semana passada, o governo chegou a sinalizar que poderia adotar alguma medida para barrar a alta do álcool, provocada sobretudo pela perspectiva de estoques justos na entressafra.