O Governo brasileiro solicitou sexta-feira, em Genebra consulta aos Estados Unidos sobre subsídios ao algodão e à União Européia sobre subsídios ao açúcar. O Ministério das Relações Exteriores quer explicações quanto às medidas de apoio doméstico, subsídios à exportação e outros subsídios fornecidos aos produtores, usuários e/ou exportadores americanos de algodão, bem como a legislação, regulamentos e instrumentos legais que prevêem tais subsídios.
As consultas com a União Européia tratarão basicamente de dois elementos do regime açucareiro europeu: as exportações do chamado açúcar “C”,exportado a preços artificialmente baixos e exportação subsidiada de aproximadamente 1,6 milhão de toneladas/ano de açúcar, superando as quantidades previstas nos compromissos de redução de subsídios acordados na OMC.
Segundo nota à imprensa do ministério, “a expectativa brasileira é de
que as consultas a serem mantidas com os dois maiores parceiros comerciais do Brasil sejam conduzidas com espírito construtivo e permitam encontrar solução que salvaguarde plenamente os interesses nacionais”.