Mercado

Governador inaugura fábrica de açúcar em Pindorama

A inauguração da fábrica de açúcar – uma unidade industrial que consumiu investimentos de R$ 13 milhões, com capacidade para produzir oito mil sacos de açúcar por dia e que está gerando mais de 100 empregos diretos – levou, ontem, autoridades e empresários até a Cooperativa Pindorama, em Coruripe.

O governador Ronaldo Lessa, homenageado durante a solenidade de inauguração disse, durante discurso, que a cooperativa é um exemplo para o Brasil. “Alagoas se orgulha de ter a primeira usina do País de propriedade de pequenos produtores. Isso é uma demonstração de que o modelo do cooperativo e da reforma agrária dava certo”, afirmou.

Participaram da solenidade diretores da cooperativa, os deputados federais João Lyra e João Beltrão; os deputados estaduais Paulão e Joaquim Beltrão; os prefeitos de Coruripe e Penedo, Joaquim Beltrão e Alexandre Toledo; o secretário de Indústria e Comércio, Geminiano Jurema e o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, entre outros.

Com 1.189 cooperados, cerca de 1.800 empregos no campo e 300 empregos na indústria – sendo 100 apenas na nova indústria – a fábrica de açúcar da Cooperativa Pindorama é considerada uma iniciativa pioneira no setor sucroalcooleiro do Brasil: é a única do País comandada por pequenos produtores.

Em Pindorama, projeto que começou com a colonização de uma área de 32 mil hectares na região sul de Alagoas no final dos anos 50, todos os cooperados, além de fornecedores da matéria-prima para a indústria também são donos do negócio e participam dos lucros.

“Não basta dar terra, mas também possibilitar condições de trabalho para o agricultor”, disse o deputado federal João Lyra. O presidente da cooperativa, Klécio Santos, disse que a Pindorama é fruto da intensa união de seus associados, que tem buscado aprimorar ainda mais sua profissionalização. “O cooperativismo é um modelo que promove a distribuição de renda e a melhoria da qualidade de vida”, afirmou.