Mercado

Governador de São Paulo anda em carro movido a biodiesel

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou de três eventos na Cidade de Piracicaba na sexta feira passada (16).

O veículo empregado no transporte do governador faz parte da frota de testes do Projeto Biodiesel Brasil, coordenado pela USP de Ribeirão Preto, e do qual participam outras universidades estaduais paulistas como a UNESP de Jaboticabal e de Registro, além da USP de São Carlos. Esse e outros veículos foram cedidos pela montadora francesa PSA Peugeot-Citroën, que é um dos muitos parceiros desse projeto na pesquisa do Biodiesel. A minivan funciona com a mistura de 30% de Biodiesel e 70% de diesel, denominada B-30. O novo biocombustível produzido no Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas – LADETEL da USP de Ribeirão Preto é o único elaborado por entidades de pesquisas e universidades em todo o Brasil que utiliza álcool de cana (Etanol) em sua formulação.

O motorista do governador, Alessandro Chagas, mostrou-se surpreso com a performance do veículo, afirmando que já havia dirigido um modelo similar a gasolina, e notadamente o modelo movido a biodiesel possuía melhor torque e retomada de velocidade, além de não emitir nenhum tipo de fumaça. Posteriormente, o carro ficou a disposição do público no estacionamento do prédio central da USP em Piracicaba, onde ocorreu o lançamento do Pólo de Biocombustíveis da ESALQ.