Os modelos equipados com motor 1.0 responderam por mais da metade dos automóveis vendidos no Brasil. Atualmente, de cada dez carros emplacados no País, três são bicombustíveis, participação que deve passar de 50% até o fim do ano. Gol e Palio foram, respectivamente, os dois carros mais comercializados do Brasil em 2004. Todos esses números são mais do que suficientes para justificar a briga pelo lançamento, quase simultâneo, do VW Gol City 1.0 Total Flex, cujas vendas começaram na semana passada, e do Fiat Palio Fire 1.0 Flex, que chega às lojas nesta semana.
Avaliamos as novas versões de quatro portas do Volkswagen, que têm preços a partir de R$ 23.927 e do Fiat, que começa em R$ 23.580. De tão parecidos, não há vencedor ou perdedor.
O Gol conta com o mesmo motor que equipa o Fox, só que montado no sentido longitudinal, e que gera 65 cv ao usar gasolina e produz 3 cv extras quando abastecido com combustível vegetal. No Palio, o novo propulsor, que a exemplo do anterior gera potência de 65 cv com gasolina, teve a taxa de compressão aumentada e recebeu melhorias no coletor de admissão, nas sedes das válvulas e nos bicos injetores. Com álcool, sua potência sobe para 66 cv. Gol é mais rápido. Palio, melhor nas retomadas Comparando os dados das fabricantes, o Volks acelera melhor, alcança maior velocidade final e consome menos que o Fiat (veja no quadro comparativo desta página).
Na prática, ambos se comportam bem. Nas arrancadas, o Gol leva vantagem. Contudo, depois de embalado, o Palio mostra mais fôlego nas retomadas. Por se tratar de motores “pequenos”, quando exigidos com vigor, Volks e Fiat apresentam elevado nível de ruído. Os sistemas de suspensão de Gol e Palio são bem calibrados, o que também ocorre com a direção – hidráulica nas unidades testadas, item opcional. Os freios, a disco na dianteira e tambor na traseira nos dois, são muito eficientes.
Optar entre Gol e Palio é uma tarefa difícil. Ambos oferecem boa relação custo/benefício, nível de acabamento equivalente e se comportam de modo satisfatório tanto na cidade como na estrada.